
Encerramento da Liga Esperança
Termina a primeira edição da Liga Esperança num ambiente absolutamente contagiante.
Decorreu de 18 a 23 de julho últimos, em Fafe, o Campeonato Nacional de Dança 2023 e o Torneio Nacional de Figuras Obrigatórias 2023, organizados pela Federação de Patinagem de Portugal e colaboração do nosso clube associado o Grupo Nun'Álvares.
O Torneio Nacional de Figuras Obrigatórias 2023 decorreu na manhã do dia 18 de julho no Pavilhão do Grupo Nun'Álvares e não contou com a participação de atletas do Minho.
Já quanto ao Campeonato Nacional de Dança 2023, que decorreu no Pavilhão Multiusos de Fafe entre os dias 18 e 23 de julho, já contamos com a presença de 44 atletas em Solo Dance e 3 Pares de Dança oriundos de 9 clubes do Minho. Tal como referido na cerimónia de encerramento pelo Vice Presidente da Federação de Patinagem de Portugal, José Raimundo, relativamente ao aumento do número de atletas em prova, também no Minho se reflete o forte crescimento desta especialidade da Patinagem Artística o que se conclui com a participação de 9 dos nossos clubes de um total nacional de 40 em prova. Uma representatividade de quase 25% e também por isso, justamente, a prova ser realizada no Minho. Foram eles: Grupo Nun'Álvares (4º classificado com 1157,77 pontos), Casa do Povo de Areias (7º classificado com 790 pontos), Academia de Patinagem de Braga (9º classificado com 468,55 pontos), Centro Actividades Recreativas Taipense (12º classificado com 315,81 pontos), Academia de Patinagem de Guimarães (25º classificado com 131,92 pontos), Hóquei Clube de Fão (30º classificado com 74,13 pontos), Hóquei Clube de Braga (32º classificado com 71,23 pontos), Clube Cávado Patinagem Artística (33º classificado com 60,86 pontos) e Academia de Patinagem do Ave (38º classificado com 52,20 pontos).
De referir ainda, pela justeza da iniciativa, que este Campeonato serviu ainda para homenagear o Par de Dança, Ana Walgode e Pedro Walgode, que terminaram a "carreira" enquanto Par em 2022, conquistando tudo o que havia a conquistar numa época desportiva, desde os Mundiais aos também importantes Campeonatos Distritais (AP Porto). A eles, por tudo o que deram e de si entregaram à modalidade, MUITO OBRIGADO.
A Associação de Patinagem do Minho felicita individualmente cada um dos atletas minhotos participantes nestas provas pelos resultados alcançados individualmente, assim como aos seus clubes pelos resultados colectivos alcançados e também pelo investimento que a participação em tão importantes provas acarreta, nunca esquecendo neste esforço os familiares dos atletas. Bem hajam todos.
Todos os resultados individuais e colectivos podem ser consultados no site da FPP, aqui.
Fotografias: Susana Barros Photography
Termina a primeira edição da Liga Esperança num ambiente absolutamente contagiante.
A APMinho deu início ao estágio prático da Formação Inicial de Juízes de Patinagem Artística, um marco importante na preparação dos novos quadros técnicos.
A EPAB organiza nos dias 11 e 12 de outubro, no Pavilhão da Escola Básica de Arco de Baúlhe, a Liga Minhotos Solo Dance e Pares de Dança e o Torneio Distrital de Benjamins, num fim de semana repleto de talento e emoção. Dois eventos que celebram a arte, a técnica e o entusiasmo dos jovens patinadores minhotos.
É já este sábado que a primeira edição da Liga Esperança chega ao fim, com a derradeira jornada a realizar-se no Pavilhão do Colégio La Salle, em Barcelos.
A Liga Esperança entra agora na sua derradeira fase, reunindo os escalões Iniciação, Benjamim e Iniciados para um momento decisivo da competição. Academia de Patinagem de Guimarães, recebe no pavilhão Fernando Távora, em Guimarães esta prova.
APMinho realizará de 31 julho a 10 agosto formação inicial de TS para patinagem livre e dança.